segunda-feira, 25 de junho de 2012

Inclusão Social

A inclusão - EEB. Alcides Carlos Bonet

             Durante muito tempo, alunos especiais estiveram fora da escola, recebendo uma educação segregada. Os professores, por sua vez, não recebiam, em seus cursos de formação, uma qualificação adequada para trabalhar com os portadores de necessidades especiais. No entanto, a inclusão se faz hoje uma realidade presente na maioria das escolas e, preparados ou não, esses professores estão recebendo os alunos especiais.
              Se faz necessário sair do modelo de integração em direção ao modelo da inclusão, pois, enquanto a integração significa a abertura da vaga para o portador de necessidades especiais, mas não a adaptação da organização da escola para recebê-lo,a inclusão só é inclusão porque faz uma série de adaptações, de grande e pequeno porte, para melhor receber o aluno e promover a aprendizagem. Só se pode considerar um aluno de fato incluído quando ele está experimentando situações de aprendizagem, além da socialização. A socialização simplesmente não garante a inclusão de fato.
             Na EEB.Alcides Carlos Bonet trabalhamos o fator inclusão junto à escola, à família e ao próprio sujeito. A família funciona como uma co-autora da inclusão,  um elemento reforçador das aprendizagens realizadas na escola, além de prestar informações importantíssimas para os profissionais que cuidam e atendem seu filho. A inclusão do portador de necessidades especiais como um dos novos paradigmas da educação brasileira é legalmente amparado pela Lei nº. 9.394/96, o qual delega à família, à escola e à sociedade o compromisso para a efetivação de uma proposta de escola para todos como também que todas as pessoas com necessidades especiais busquem seu desenvolvimento para poder exercer sua cidadania.
Situações  de aprendizagem
Alunos e professoras Marilda e Marileide realizando atividades lúdicas com fantoches


Benefícios da Inclusão Escolar
             Os benefícios da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular são evidentes (apesar das dificuldades) e TODOS os autores desta integração "lucram" com ela.
            Vários estudos comparativos realizados principalmente nos EUA e nos países escandinavos, onde este movimento existe há mais tempo, revelam a seguinte situação:
Benefícios para os alunos com deficiências
·Eles encontram modelos positivos nos colegas;
·Contam com assistência por parte dos colegas;
·A criança cresce e aprende a viver em ambientes integrados;
Benefícios para os alunos que não são deficientes
·A melhor forma de aprenderem a lidar com as diferenças individuais;
·Oportunidade para praticar e partilhar as aprendizagens;
·Diminuição da ansiedade face aos fracassos ou insucessos.
Benefícios para todos os alunos
·Compreensão e aceitação dos outros;
·Reconhecimento das necessidades e competências dos colegas;
·Respeito por todas as pessoas;
·Construção de uma sociedade solidária;
·Desenvolvimento de apoio e assistência mútua;
·Desenvolvimento de projetos de amizade;
·Preparação para uma comunidade de suporte e apoio.
“INCLUSÃO É O PRIVILÉGIO DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS.” (MANTOAN)

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