segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Organização do NEPRE na EEB. Alcides Carlos Bonet


         Criado pela Secretaria de Estado da Educação , o NEPRE foi criado para consolidar políticas públicas de prevenção, de promoção do direito à saúde e da paz junto às Gerências Regionais de Educação e Escolas da Rede Pública Estadual, para atuar nas temáticas sociais, em especial: sexualidade, substancias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) e as expressões da violência
          A coordenadora do NEPRE em nossa escola é a Professora de Educação Física e Psicóloga Neide Aparecida Silvestri, que juntamente com a Diretora da Escola, Angela Ely, Pedagoga e Psicopedagoga vem desenvolvendo projetos e fomentando atividades tendo como objetivos:
-Ampliar os conhecimentos científicos, sobre o uso e abuso de drogas (lícitas e ilícitas), o desenvolvimento da sexualidade e das manifestações das violências, nas unidades escolares, visando à conscientização e ao posicionamento crítico de educadores e estudantes orientados para a qualidade de vida na comunidade;
-Fomentar a construção de uma rede de proteção integral às crianças e aos adolescentes;
-Instituir a cultura da paz e da solidariedade.
-Promover palestras e parcerias com Psicólogos da Prefeitura Municipal, Polícia Militar,Promotoria e Conselho Tutelar.
-Promover aulas-passeio de modo que o tema possa ser discutido.
         Rumo ao 3º milênio é imprescindível que vivenciemos o paradigma da que objetive uma sociedade para todos, incluindo a inserção escolar em todos os níveis de ensino. A escola precisa se restruturar para atender às necessidades de seus alunos, respeitando e acolhendo todo espectro da diversidade humana. Reconhecemos que é um desafio. Um desafio necessário para o reconhecimento do aluno em potencial. Que exige uma nova postura pedagógica frente à relação desenvolvimento/aprendizagem. A partir de uma visão sócio-histórica que compreenda as diferenças enquanto construções culturais, percebendo como lidar com o indivíduo que se relaciona e expressa o movimento da sociedade em que vive (Vigotsky, 1989).
         Lembrando o Mestre Paulo Freire, acreditamos que "a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos".

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário