Gincana de Halloween na EEB. Alcides Carlos Bonet
De
acordo com Antunes, 2004, as atividades lúdicas têm um papel
fundamental na estruturação do psiquismo da criança, é no ato de
brincar que a criança utiliza elementos da fantasia e a realidade e
começa a distinguir o real do imaginário. E através da ludicidade
que ela desenvolve não só a imaginação, mas também fundamenta
afetos, elabora conflitos e ansiedade, explora habilidades e a medida
que assume múltiplos papéis, fecunda competência cognitivas e
interativas.
No
dia 31/10 comemoramos em nossa Escola o Dia de Halloween. Com a
globalização, se torna urgente e necessário conhecermos outras
línguas, palavras e culturas e um projeto lúdico é sempre uma
oportunidade de expandir nossos horizontes.
Nesta oportunidade, crianças e professores se caracterizaram para a
Gincana, que agregou criatividade, aprendizagem e ludicidade.
Em
Língua Portuguesa
e Língua Inglesa foram pesquisadas palavras estrangeiras e
seus significados.
Em
Arte, a professora Marileide dedicou-se à decoração
da sala, das mesas e na caracterização das equipes.
Em
Ensino Religioso foi trabalhada a essencialidade da religião –
É uma festa pagã?
Em
História foi
estudado como tudo começou, como chegou até nós.
Em
Geografia –
onde iniciou, para que países se expandiu.
Na
Sala de Informática –
postagem das tarefas no blog da gincana, pesquisas para desempenho
das tarefas.
Em
Matemática –
situações problema com receitas típicas da data, medidas de peso,
porcentagem.
Em
Ciências foi
enfocado o meio ambiente – Não à sujeira! - criar um mascote com
material reciclável e dar um nome.
Em
Ed. Física –
foram trabalhadas diversas situações explorando o movimento.
Dessa
forma, consideramos essa intervenção muito positiva, uma vez que ao
brincar, a criança desenvolve seu processo de adaptação a
realidade e amplia sua realidade externa, imaginação, sonho,
fantasia em forma de desafios ou problemas a serem resolvidos , o que
auxilia na formação de sua personalidade enquanto ser humano, sua
motricidade e seu desenvolvimento cognitivo.
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